Início Geral Sorriso: Podas de árvores é tema de reunião entre Prefeitura e Energisa

Sorriso: Podas de árvores é tema de reunião entre Prefeitura e Energisa

0
Compartilhar

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, reuniu-se nesta manhã (20) com representantes da concessionária de energia Energisa para discutir, entre outros assuntos, a questão das podas de árvores no município. Lafin solicitou que a empresa faça os cortes acompanhando o Calendário de Limpeza Urbana e que, sempre que possível, evite as podas drásticas.

“Sabemos que existem situações de risco iminente de acidentes e danos, como galhos encostando na fiação, ou sobre a rede elétrica ameaçando rompê-la, e que necessitam de cortes. Mas estamos sentando com os representantes da Energisa para que façamos um trabalho de prevenção para evitar as podas drásticas”, explica o prefeito.

Entre as alternativas sugeridas em reunião, juntamente com técnicos das secretarias de Obras e Serviços Públicos e da Cidade, e representantes do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da Prefeitura, está uma parceria entre o Poder Executivo e a Energisa na orientação das empresas e autônomos que realizam as podas para que façam um tipo de corte linear, como medida preventiva, para evitar que as árvores alcancem a rede elétrica.

“Nos novos bairros, a legislação municipal prevê que não se plante árvores de grande porte próximas à rede elétrica, extrapolando os limites de segurança permitidos. Mas na parte mais antiga da cidade ainda há arvores que geram inúmeros perigos para a população, por isso buscamos alternativas, em conjunto à concessionária de energia, para que não haja comprometimento no fornecimento de energia elétrica para hospitais, redes de abastecimento de água, escolas e residências”, ressalta Lafin.

Outro assunto discutido na reunião, na qual estiveram presentes o Gestor de Clientes da Energisa, Elizeu Nascimento, o Coordenador de Construção e Manutenção da empresa, Gleison Pereira dos Santos, e o Supervisor de Operação, Célio Sousa, foi a destinação final dos galhos gerados com as podas.

“Apesar da poda e remoção de árvores serem consideradas de responsabilidade dos proprietários dos terrenos, a Energisa costuma prestar este serviço em locais em que a arborização corre o risco de comprometer a rede elétrica de energia. É um trabalho de interesse nosso que visa evitar problemas com quedas de árvore sobre os fios”, frisa o Supervisor de Operação da Energisa, Célio Sousa.

Célio explica que a equipe da concessionária busca dar a destinação correta aos resíduos e, sempre que possível, acompanha o Calendário de Limpeza Urbana da Prefeitura de Sorriso para que os galhos sejam levados pela equipe da Administração Municipal. “Nosso objetivo é garantir segurança à população e vamos continuar com essa parceria com a Prefeitura visando realizar nosso trabalho de uma forma que não interfira no paisagismo e limpeza de Sorriso”.

Como resultado efetivo da reunião, uma comissão de trabalho foi formada e deverá contar com representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Energisa e sociedade organizada e deverá fazer, além das ações citadas, o mapeamento das árvores que apresentam perigo de risco real à população.

DA ASSESSORIA/BIANCA ARRUDA
FOTOS: DECOM

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here