Início Editorias Política Sorriso: Lafin se reune com Governador e prefeitos para discutir Hospital Regional

Sorriso: Lafin se reune com Governador e prefeitos para discutir Hospital Regional

0

Na última semana tem se intensificado a preocuoação de lidereanças do município de Sorriso,  bem como da região norte do Mato Grosso, onde  os lideres se mostram  preocupados com a situação do hospital regional de Sorriso, e que é de responsabilidade do Estado, porém estas cobranças acabam recaindo  nas autoridades municipais e regionais, que convivem próximo da população que o utiliza.

Aproveitando o momento da presença do Governador Mauro Mendes na última sexta-feira(15), que veio ao município de Sorriso  prestigiar a presença do vice presidente da república, o prefeito Ari Lafin mobilizou vários prefeitos e conseguiu colocar o Governador frente a frente com todos os prefeitos dos municípios que compõem o consórcio intermunicipal de saúde Vale do Teles Pires, em uma reunião que ocorreu no aeroporto regional de Sorriso, pouco  antes do govenador embarcar no retorno a Cuiabá.

“Nos reunimos com os prefeitos lá no aeroporto, pedimos para que o governador juntamente com o secretário de saúde enfrente esta situação com muito respeito com a classe dos servidores. Nós sabemos das dificuldades financeiras, porém nós não gostaríamos que acontecesse aquela crise que aconteceu no passado. Que ele possa o mais rápido possível negociar os atrasos, mas o principal dos atrasos são das empresas terceirizadas. Os servidores em si eles estão conversando,  estão tentando fazer uma programação daqueles pagamentos. A vontade do Governador é até o final do ano acertar, ele    pediu um prazo para alinhar as contas, isso todos  ouviram  lá no evento (Discurso com a presença do vice presidente). Os terceirizados  estão buscando dentro da justiça, dentro da controladoria autorização para pagar, porque eles tem algumas dúvidas nas questões das contratações de algumas empresas. Eu pedi que não nos abandone nas respostas das secretarias de saúde. Eu sou prefeito,  há uma crise em que os funcionários não estão recebendo, e não posso falar de uma programação de um governo do Estado. Foi uma conversa muito franca, muita aberta. O Governo do Estado já fez o pagamento na semana passada para o hospital Santo Antônio de Sinop e eles voltaram a atender. Ele esta tentando realizar alguns pagamentos atrasados para manter a estrutura de pé”, disse a reportagem o prefeito  Lafin.

Ainda segundo o prefeito de Sorriso, o governador relatou que vem com o caixa “estourado”, mas que vem trabalhando para manter os hospitais abertos e dialogando abertamente com os servidores e com as empresas contratadas. Existe também um estudo por parte do governo do Estado de alguns contratos que foram feitos e que a secretaria ainda não teria compreendido, que foram realizados talvez sem o processo licitatório.
“Ele vem com o caixa estourado de aproximadamente R$ 4 bilhões,  que pelo que ele falou é o rombo que ele esta enfrentando dentro do orçamento do Estado,   mas ele vai priorizar a saúde”, disse o prefeito.

Foto Willian Abraão/assessoria