Início Editorias Educação Sorriso: Estagiários que atendem alunos especiais passam por formação na quinta-feira

Sorriso: Estagiários que atendem alunos especiais passam por formação na quinta-feira

0

Ao mesmo tempo em que professores e estagiários da educação infantil até o terceiro ano vão partilhar a experiência de Regina Shudo em torno do tema “A gestão da sala de aula: alunos mais aprendentes”, Auditório Magessi, outro grupo de servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) vai participar de uma formação voltada à educação especial.

Reunidos no Auditório Farroupilha, na quinta-feira (14), também no período matutino (7h às 11 horas), os estagiários que atendem alunos especiais vão aprender sobre temas como: o vínculo afetivo com a criança; a relação instrumental: dos materiais à produção material; e a mediação dedicada às necessidades específicas a crianças do atendimento educacional especializado. A formação será conduzida pelo psicólogo Danilo Estefani Neto.

Atualmente, a Semec conta com 167 estagiários que atuam no atendimento em sala de aula de alunos com deficiências (sensorial, intelectual e/ou motora), Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD), Transtorno do Espectro Autismo e comportamentos disruptivos clinicamente relevantes, entre outros, tanto nas escolas quanto nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).  O coordenador da Educação Especial da Semec, Umberto Pelisser, explica que, atualmente, a Semec atende 214 alunos especiais, mas nem todos têm a necessidade do atendimento de um estagiário.

Cemais

Além do atendimento personalizado em sala de aula, o município conta ainda com o Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão da Educação Especial de Sorriso (Cemais). No local, que leva o nome da professora Adriana Damo, atua uma equipe multidisciplinar, composta por quatro psicólogos, uma fonoaudióloga, duas psicopedagogas, uma professora especialista em Braille e uma professora especialista em Libras.  É a equipe do Cemais que articula todo o trabalho de orientação, acompanhamento, avaliação e atendimentos necessários para o bom funcionamento e melhoria na qualidade do ensino público oferecido pelo município de Sorriso.

O palestrante

Danilo, que é servidor da Semec, possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. É ainda especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal do Mato Grosso via Universidade Aberta do Brasil, campus Sorriso.

DA ASSESSORIA/NÁDIA MASTELLA | COM O SITE ESCAVADOR
FOTOS: DIEISON GUISOLFI | IFMT