Início Geral Prefeitura de Sorriso faz mutirão de exames ressonância e tomografia

Prefeitura de Sorriso faz mutirão de exames ressonância e tomografia

0

Pacientes que esperavam há meses na fila para fazer exames de ressonância magnética ou tomografia computadorizada, que é de responsabilidade do Governo do  Estado, começaram hoje (16) a realizar os exames no Mutirão de Ressonância e Tomografia em Sorriso. O mutirão é custeado com recurso próprio da Prefeitura de Sorriso.

“Esses dois tipos de exames são de alta complexidade, não são de responsabilidade do município, mas temos muitas pessoas aguardando e até sofrendo por não poder pagar pelo procedimento. Então fizemos um levantamento dos casos urgentes e apresentamos ao prefeito Ari Lafin, que prontamente determinou que nós comprássemos esse serviço através do consórcio. Nesta primeira etapa vamos realizar 100 exames, 70 ressonâncias a e 30 tomografias, que estão sendo realizada em uma clínica particular paga pelo município,” explicou o secretário de saúde e saneamento, Luis Fábio Marchioro.

Nós encontramos a moradora do Bairro Pinheiros, Silvana Langner Binello, na antessala para realizar o procedimento, ela contou que esperava desde 2018 para realizar o exame.  “Eu esperava desde o ano passado para fazer o exame, a gente fica muito preocupada, por não saber o que tem, se é grave ou não, mas como não tínhamos condições de fazer ficamos esperando. Agora estou muito feliz, sei que esse mutirão vai ajudar muitas pessoas que precisam, fico até aliviada em fazer esse exame,” disse.

Os pacientes que estão sendo contatados para realizar os exames já passaram pelo Sistema de Regulação do município e estão sendo chamados conforme a avaliação médica de prioridade. Dados apontam que há pacientes aguardando a mais de três anos.

“Esta é a primeira etapa do Mutirão de Ressonância e Tomografia, queremos dar sequência para que possamos atender mais pessoas, pois sabemos é um procedimento caro e que muitas pessoas não conseguem pagar. Assim como fizemos com o Mutirão de Cirurgias dos Olhos, Mutirão dos Eletrocardiogramas,  Mutirão das Cirurgias de Amígdalas e Adenoides. Assim vamos avançando e melhorando a cada dia,” ressaltou Marchioro

DA SSESSOROA/ADRIANO CARNEIRO
FOTOS: WEB