Início Editorias Educação Alunos da Escola Tiradentes de Sorriso visitam museu do Mar em Santos

Alunos da Escola Tiradentes de Sorriso visitam museu do Mar em Santos

0
Compartilhar

Na última quarta-feira, 17out18, nosso alunos estiveram em visita no Instituto Histórico e Geografico de São Vicente-SP, foram convidados a conhecer também a biblioteca municipal onde foram atendidos pelo Sr. Agnaldo gestor da biblioteca, o qual explanou para os alunos sobre o acervo e deu instruções sobre as literaturas e suas particularidades e utilidades práticas no intento de motivá-los para a leitura. Os alunos tiveram a satisfação de sabatina-lo e trocar experiências acerca das melhores e mais adequadas leituras para suas perspectivas profissionais futuras. No IHGSV propriamente, conheceram mais sobre o princípio da colonização brasileira que está inserido no contexto histórico da cidade, sendo considerada umas das primeiras vilas implantadas pelos exploradores portugueses,conheceram a história do Barão do Café, pois o Instituto está situado na residência daquele que foi considerado o maior produtor de café do Brasil naquela época, tiveram contato com materiais produzidos pelos povos que viveram na região por volta de 1840 como: fósseis, mobília, colônias e artefatos indígenas e da escravatura, motivando os alunos a buscar conhecer mais sobre a história do país.

Realizaram ainda visita ao Museu do Mar, localizado em Santos-SP, onde os alunos aprenderam sobre as diversas espécies marinhas tanto mundiais quanto nacionais que é a especialidade da instituição conheceram a biodiversidade de seres marinhos como tubarões, peixes, crustáceos, répteis, suas naturezas e comportamentos no meio ambiente, puderam também conhecer as características e a história de cada espécime que compõem a mostra do museu e histórias contadas como verdades pelos marinheiros.

No Museu Marítimo os alunos aprenderam sobre as histórias dos verdadeiros piratas saqueadores e defensores dos mares brasileiros e a história dos trágicos naufrágios ocorrido na costa brasileira os meios de comunicação e sistema de orientação utilizados nas embarcações, tiveram acesso aos primeiros equipamentos utilizados para imersão pelos mergulhadores e obras de artes de remetem aos desastres.

No Museu de Pesca reforçou- se a história do museu do mar foi apresentados outros seres marinhos como focas, orcas e leões marinhos e tiveram contato com o maior fóssil de baleia encontrado na costa nacional. O museu de pesca não possuí mais visitas com acampamento com guia ou monitor então foi utilizada como visita lúdica porém tem a função de produzir conhecimento por meio da observação e fomenta a pesquisa do aluno para compreender melhor sobre as espécies observadas.

DA ASSESSORIA

Foto divulgação

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here