Sorriso -

Adicionada em 29/07/13 15:35

Polícia / Índice de Desenvolvimento Humano

Sorriso: IDH do município é 0,744; ficando atrás de Lucas, Mutum e Sinop

 

Mesmo com um indice bom, o municipio de Sorriso(0,744) esta com seu IDH atrás do muncípios vizinhos de Lucas do Rio Verde (0,768),  Nova Mutum(0,758) e Sinop(0,754).

 

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, segundo o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). De acordo com a publicação, a cidade com o IDHM mais elevado é São Caetano (SP), e os municípios que tiveram maior evolução no quesito "renda" são das regiões Norte e Nordeste.

 

A classificação do IDHM geral do Brasil mudou de "muito baixo" (0,493), em 1991 para "alto desenvolvimento humano" (0,727), em 2010. Em 2000, o IDHM geral do Brasil era 0,612, considerado "médio".

 

O IDHM é um índice composto por três indicadores de desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda).

 

O IDHM do país não é a média municipal do índice, mas é um cálculo feito a partir das informações do conjunto da população brasileiras em relação aos três indicadores. O IDH municipal também tem critérios diferentes do IDH global, que o Pnud divulga anualemente e que compara o desenvolvimento humano entre países.

 

Entre os três indicadores que compõem o IDHM, o que mais contribuiu para a pontuação geral do Brasil em 2013 foi o de longevidade, com 0,816 (classificação "desenvolvimento muito alto", seguido por renda (0,739; "alto") e por educação (0,637; "médio").

 

Apesar de educação ter o índice mais baixo dos três, foi o indicador que mais cresceu nos últimos 20 anos: de 0,279 para 0,637. Segundo o Pnud, esse avanço é motivado por uma maior frequência de jovens na escola (2,5 vezes mais que em 1991).

 

Categoria 'muito baixo' encolhe


Em 20 anos, 85% dos municípios do Brasil saíram da faixa de “muito baixo desenvolvimento humano”, segundo classificação criada pelo Pnud. Atualmente, 0,57% dos municípios, ou 32 cidades das 5.565 do país, são consideradas de “muito baixo desenvolvimento humano”.

 

De acordo com os dados do "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", 85,8% dos municípios brasileiros faziam parte do grupo de “muito baixo desenvolvimento humano” em 1991. Em 2000, esse número caiu para 70% e, em 2010, despencou para 0,57% .

 

As faixas classificatórias do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDHM) são "muito baixo" (0 a 0,499); "baixo" (0,500 a 0,599); "médio" (0,600 a 0,699); "alto" (0,700 a 0,799) e "muito alto" (0,800 a 1).

 

Atualmente, 74% das cidades se encontram nas faixas de “médio” e “alto desenvolvimento”, e cerca de 25% deles estão na faixa de “baixo desenvolvimento”. Apesar da evolução, o Nordeste ainda tem 61,3% dos municípios na faixa de “baixo desenvolvimento humano” e no Norte, 40,1% das cidades estão nessa classificação. As duas regiões não têm nenhum município nas faixas de “muito alto” e “alto” desenvolvimento.

 

Para Jorge Chediek, representante residente do Pnud no Brasil, o país teve "progresso extraordinário".

 

"O Brasil tem mostrado um progresso extraordinário em termos de saúde, educação e distribuição de renda. Isso mostra que é possível, em pouco tempo, mudar as condições de um país", disse Chediek.

 

As regiões Sul e Sudeste têm a maioria dos municípios concentrada na faixa de “alto desenvolvimento humano”, 64,7% e 52,2%, respectivamente. No Centro-Oeste e no Norte, a maioria dos municípios é considerada como “médio desenvolvimento”: 56,9% e 50,3%, respectivamente.




Fonte: G1
  • Comentários
  • Quero Comentar!
Luverdense
DIVISÃO DO ESTADO JÁ!
SORRISENSE
PARA QUEM NÃO SABE LER PEDE P/ ALGUEM LER P/ VOCÊ. ESSE ÍNDECE É ATÉ 2010.
para o...ndré:
Sr. vc deve ser meio leso, é medido de ano em ano, se ta ruim este ano é porque fizeram besteira no ano passado, seu prefeito já foi, para de procurar o mal....
ANDRE
ENGRAÇADO NO ANO PASSADO ERA O MELHOR IDH DO ESTADO DE MT E AGORA PERDE PRA TODOS OS VIZINHOS!
CUIABA????
ESSES CARAS ESTÃO DE BRINCADEIRAS, CRIEM VERGONHA NA CARA E VENHA AQUI VER ESSA MERDA, NÃO TEMOS NADA DISSO!! OLHA AS ESCOLAS E OS POSTOS DE SAUDE DA PERIFERIA!!! ESSES CARAS ESTÃO DE BRINCADEIRA OU GNHARAM MUITO PRA DIVULGAR ESSES DADOS.
Perin
Parabéns para o Norte de MT, produzimos, elevamos a arrecadação do estado e do Brasil, só não colhemos os frutos desta arrecadação, governador tenha vergonha em sua cara e realmente faça algo por este estado, 14 milhões em salários pagos para servidores que já estão mortos ou aposentados, fala sério não existe arrecadação que suporte tanta palhaçada e roubo. Absurdo, nossa sorte que temos um povo trabalhador e percistente. Parabéns aos agricultores que lutam bravamente e elevam a moral deste estado que o nosso atual governador insiste em destruir.
Sorrisense
E da-le Sul Brasileiro.
Vandrey Maitano
É uma vergonha pra Capital do Agronegócio esse resultado, apesar de ficar entre as melhores, mas mesmo assim com um PIB de 4 Bilhões de reais/ano, e 200 milhoes de impostos ao ano pra investir na cidade, nao consegue ter educação de qualidade, com escolas novas e modernas, nem saúde de qualidade! Escolas e posto/hospital tem, mas todos caindo aos pedaçõs. Está na hora de rever o plano diretor da cidade e investir mais plenamente nesses campos e melhorar. Pode-se melhorar muito, basta querer, porque dinheiro tem e tem muito!!
Juarez
Como sempre nossas Jóias do nortão entre as melhores pra se viver (em maiúsculo): Cuiabá 0,785 (92); LUCAS 0,768 (249 melhor IDH); MUTUM 0,758 (400º);Rondonopolis 0,755 (453º); SINOP 0,754 (467º); Primavera 0,752; SORRISO 0,744 (667º); TRIVELATO 0,735; IPIRANGA DO NORTE 0,727; Só cidade do nortao entre as melhores!!
o carinha que mora logo alí
é isso aí, agora começou a aparecer os resultados das más administrações que tivemos e temos, é publico e notório que outros municípios estão se desenvolvendo mais que sorriso, aqui não tem nada, não fazem nada, só papinho, só lero lero, tá aí o resultado
Alessandro
Editem a Lista com os 20 melhores e os 20 piores pra sabermos de quais regioes do Estado são os municipios!
Geraldo
Tem que DIVIDIR o Mato Grosso, Transformar em Mato Grosso Do Norte (MN) Cortando o estado de Agua Boa até Comodoro, praticamente em linha reta, dividindo o Estado pela Serra, pegando esses municípios e os que estiverem acima dessa linha no mapa e transformar nesse novo Estado, Sinop a Capital. PQ? Porque a maioria dos municipios acima dessa linha tiveram alto desenvolvimento, e na parte de baixo, tirando CBA, Primavera e Rondonopolis, foi uma desgracera só, deixando o Estado ainda, abaixo da média de desenvolvimento nacional! Está na hora de separar e deixar de mandar nossas riquesas em impostos pra municípios que nao produzem nada!! O nortao precisa disso pra crescer e desenvolver!!

Seu nome

 

Seu comentário

 

Seu IP: 54.90.128.222

Quanto é

+

?

Comentários via Facebook